Skank - Interatividade
Quando o Skank subiu ao palco pela primeira vez, em 1991, e tocou para uma platéia de apenas 37 pessoas, o sonho da banda ainda era vender milhares de cópias de CD’s e “botar o pé na estrada” para divulgar o trabalho. Nesta época, o telefone era o meio mais eficaz de comunicação.
Muitas pessoas ainda escreviam cartas e era praticamente impossível manter uma amizade com aquele seu colega que foi morar no exterior. Mas, os próximos anos revolucionaram a economia mundial e transformaram os relacionamentos. Tudo ficou mais próximo! A internet encolheu o mundo e o Skank teve que se readaptar...
Os mineiros seguiram uma carreira “offline” até 2001, quando lançaram o site oficial da banda. Até esta data, cinco álbuns e inúmeros sucessos já estavam em seu repertório, mas eles preparavam um disco especial. Foi no MTV ao Vivo em Ouro Preto, que inauguraram sua fase interativa. Através de uma enquete na página virtual, as pessoas puderam escolher as músicas que deveriam fazer parte do CD.
A partir daí, os músicos não pararam de procurar alternativas para promover seu trabalho e conquistar as novas gerações, sem abandonar aqueles fãs que sempre acompanharam seu som. Em 2007, o grupo recebeu o prêmio “Celular de Ouro”, pela venda de 53 mil aparelhos de celulares contendo as canções de Carrossel.
O número representa mais do que o equivalente para um artista receber o antigo “Disco de Ouro”. Este seria apenas o primeiro prêmio “moderninho” que o Skank faturava. Para o lançamento de Estandarte, a banda preparou uma campanha virtual totalmente pioneira. Uma webradio foi criada (com seleção musical dos integrantes) e participaram de alguns programas pela internet, além de um show completo promovido pelo portal UOL.
Para a atual turnê, bolaram o quadro “Vote no Bis”, no qual a platéia escolhe as últimas músicas do espetáculo, através de um torpedo SMS. Nove sucessos estão divididos em três opções de “bis”. No mês de agosto, o conjunto destas ações rendeu ao Skank uma estatueta na categoria “Inovação”, do prêmio Multishow de Música Brasileira.
O júri especializado na promoção e distribuição da música em novas mídias, reconheceu em cada projeto dos “mineirinhos” uma forma eficiente de mostrar que a indústria fonográfica também evoluiu e, quem sabe, até já perdeu seus limites!
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